Hoje, por incrível que pareça, define-se, com certeza, se mais uma ou 2 campeãs estarão fora da Copa 2014.
Caso Costa Rica vença a Itália estaria matematicamente classificada, eliminaria de antemão a Inglaterra, e transformaria a última rodada em uma final entre Itália e Uruguai. Significa que mais um campeão daria Adeus.
Se me perguntarem se, por um acaso, eu acredito nisso...eu sinceramente responderia que não. Entretanto, contudo e todavia estamos nos referindo a Copa do Mundo no Brasil. A Copa desacredita que está se tornando inacreditável dentro e fora de campo.
Circunscrevendo nosso debate pelo dentro de campo gostaria de ressaltar uma coisa que, penso, está sendo relegada a segundo plano mas que precisamos valorizar. Esse campeonato tem a maior média de goles desde de 1958, OK? Isso se explica porque os goleiros e a bola não ajudam, não é isso?
Negativo! A média de goles está alta apesar dos goleiros. Exceto Casillas e mais um ou 2 gatos pingados as apresentações dos goleiros são monumentais, até agora. É sim! Até agora! Nós que já fomos goleiros sabemos que nossa história pode mudar em um espirro de taco.
O terceiro zero-a-zero da Copa entre Grécia e Japão ilustra bem isso. Os goleiros estavam sensacionais, mesmo com a "baixa" estatura. Na partida entre Uruguai e Inglaterra, Muslera foi espetacular. E apesar dos holofotes ao goleador se Muslera não tivesse "obrado" ou operado, se preferir, pelo menos uns 2 milagres a história seria outra. No jogo entre Costa do Marfim e Colômbia a atuação dos goleiros também merecem destaque.