sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

A Casa - Pt 1

A CASA ENGRAÇADA?



quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Big Brother Brasil 14



Boninho, pela décima quarta vez, fez o seu trabalho e selecionou novas cobaias indiretas. O novo grupo que passará uma temporada na “casa mais vigiada do Brasil”, está em evidência antes mesmo da estreia do programa. Críticos e “experts” não perdem tempo e já se divertem ao dissecar boatos que circulam pela internet.

O programa promove um verdadeiro deleite coletivo ao filmar as cobaias ininterruptamente, durante três meses. O público deixa a inibição de lado - é o que o programa propõe e, portanto, é “permitido” - e tece comentários superficiais sobre cada uma. 

A aparência das cobaias é o primeiro item a ser discutido.  O público organiza-se em torcidas, os comentários pejorativos imperam e as cobaias passam a ser objeto de defesas e ataques violentos. Cada atitude é julgada com extremo rigor e pouco importa se as cobaias estão em um ambiente hostil, experimental, claustrofóbico, competitivo, antinatural e, muitas vezes, humilhante. É irrelevante o fato de estarem isoladas e vigiadas, da alimentação e ações serem controladas e de não se conhecerem.  

O telespectador, assim como o diretor do programa, pensa “possuir” as cobaias indiretas e mergulha no vínculo de controle e monopólio. O sentimento de poder é inebriante e o fanatismo é mera consequência. 

Assim, mais uma vez, as cobaias diretas agem da maneira esperada e aprovam o novo experimento. Sem qualquer alteração clínica até a última edição, só lhes resta esperar pelo início.

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Comentários