domingo, 31 de janeiro de 2016

Team Ronan - Parte II

Laércio, meu filho, levanta a cabeça e canta...




Penso que não há anjos ou demônios no BBB, como não há na vida. Não somos apenas cara ou coroa...o ser humano vale infinitamente mais do que uma moeda! Somos seres multifacetados e nossas ações/reações provêm do intrincado processamento cerebral de sentimentos, experiências, conhecimentos, convicções, angústias, medos, questionamentos, esperanças, decepções e mais uma vastíssima gama de todas as sensações que vivemos através dos cinco sentidos (e de outros, já que o faro (de mulher ciumenta, por exemplo! rss) é muito mais apurado do que o olfato e a famosa intuição não é explicada cientificamente, ou tem milhares de explicações controversas).
Na vida, não costumo emitir valores de juízo definitivos a respeito de quem quer que seja. Há aquelas pessoas das quais gostamos de graça (o santo bate, a química age...); outras das quais procuramos guardar distância sem motivo aparente; aquelas da família que amamos; as que nos amam; aquelas que amamos por admirar e respeitar; as poucas nas quais podemos confiar inteiramente; as muitas nas quais gostaríamos de poder confiar; as que nos magoam e as que magoamos... Ao longo de toda uma vida, a busca por um “anjo de pessoa” ou o “ser totalmente execrável” restará infrutífera! É maravilhoso que assim seja! Viva a complexidade inviolável do ser humano...
Assim são os participantes do BBB! Por mais que se mostrem e repitam incansavelmente o batido “estou sendo eu mesmo”, jamais saberemos quem são. Se respeitarmos o fato de que são tão complexos quanto nós, não poderemos emitir qualquer juízo de valor a respeito deles. Nesse caso, onde o entretenimento? Onde a diversão? Fechem os blogs e vamos todos nos recolher a nossa insignificância e incapacidade de julgar o próximo!
Enquanto personagens do programa (como bem diz nosso amigo Leão) eles estão sujeitos as nossas críticas e, mais do que isso, esperam chamar nossa atenção a ponto de se tornarem alvo de nossas críticas. Aceitaram o confinamento e a exposição por motivos os mais variados  mas, acima de tudo, conscientes de que suas palavras e ações seriam dissecadas. E nós, aqui fora, correspondemos à altura: julgamos, condenamos, aprovamos, nos comovemos, amamos, odiamos OS PERSONAGENS do programa!
Feito esse longo prólogo (a quatro mãos da família S), quero tirar da cruz o menino Ronan, já que a pena está desproporcional ao crime cometido; dizer ao Daniel que é lindo ver um homem sensível chorar, mas um homem que só faz chorar carece do que chamam de “culhões”; puxar os cabelos da München com raiva e, ao mesmo tempo, lhe dar os parabéns (o lado Scarlett dela só está em tirar da terra seca uma cenourinha mirrada e arrancar as cortinas da sala para fazer delas um traje que engane qualquer trouxa. Os outros lados Scarlett, todos os louváveis, são meus e da ruiva do Comendador rss); cumprimentar Ana Paula pela atitude e clareza na exposição das idéias; dizer que aprecio o Barba, contra todos os prognósticos iniciais; que Juliana é cobra criada e já dá para ouvir seus guizos; que ainda tenho esperança em Alan e, finalmente, que prefiro no programa um eunuco a uma múmia (sem qualquer referência ao nosso colega comentarista), que, agora no paredão, desandou a interagir até com as moscas! O resto, por enquanto, é resto, podendo a vir a ser protagonista a qualquer instante! Este BBB está MARAVILHOSO!
Ah, antes que me esqueça, ignoro qualquer conversa relativa a preconceitos, guerra dos sexos, politicamente correto e afins. Tivemos um campeão nordestino, negro e gay, além de uma campeã que se humilhou às últimas conseqüências por um amor não correspondido (eu e mais milhões de pessoas, durante as edições, como convém aos não fanáticos, amávamos os dois!).
Racismo???? Machismo???? Culto ao belo???? (odeio twitter!) Carisma, inteligência, simpatia e bom-humor podem jogar isso por terra! Ou alguém teria coragem de insinuar que aquele homem extremamente grosseiro e inconveniente saiu ontem por ser favelado e negro? Ah, tá!
Bjos, crianças!

POST BY IVY Sumida

Comentários