sábado, 18 de maio de 2013

Cura da Loucura


Dia Nacional da Luta Antimanicomial

Uma reflexão profunda sobre a utilidade dos manicômios é encontrada no livro a História da Loucura na Idade Clássica (FOUCAULT,1997).

Michel Foucault traz à tona uma analogia da loucura com a lepra, que com o desaparecimento desse problema os leprosários, como espaço de confinamento, são extintos. Entretanto esse fim não representou a cura médica, e sim um novo entendimento da relação doença confinamento.

Na Renascença, a loucura é experienciada de duas formas: a cósmica representada pela Nau dos loucos; e a experiência crítica, do homem com relação à ele mesmo (VIEIRA, 2007).

No livro, a trajetória histórica da loucura desemboca em uma necessidade de isolamento do diferente, muito mais para livrar-se do problema que de uma busca terapêutica.

O Óleo a "Cura da Loucura" (Figura) de Hieronimus Bosch, retrata uma lobotomia para extirpação da "pedra da loucura" da cabeça de um homem, entretanto o que realmente tira-se é uma flor. Em alusão, provavelmente, ao termo popular holandês "cabeça de tulipa" que designa os desajuizados.

The Operation for the Stone (The Cure of Folly)
Oil on panel
The Prado, Madrid
Dimensions: 35 x 48 cm
Liberdade!!!!....Ainda que tardia!!!
Boteco Socialmente Engajado!


Fontes:
FOUCAULT, Michel. A História da Loucura na Idade Clássica. São Paulo, Perspectiva.1997

VIEIRA P.P. Reflexões sobre A História da Loucura de Michel Foucault. Revista Aulas. No 3, pp 1-21. 2007
http://www.bad-penny.gr/bosch
http://oglobo.globo.com/pais/noblat/posts/2010/01/13/pintura-cura-da-loucura-1475-1480-detalhe-256782.asp



Comentários