terça-feira, 28 de janeiro de 2014

O Inferno de Bone




Antes de qualquer comentário é importante entender a Justiça no Inferno. No inferno a alma tem culpa, mas se esta é involuntária  o pecado é menor do que quando se tem o dolo (má-fé), ou seja o desejo de pecar. Esse desejo quando instintivo, sem premeditação, é menos grave que o planejado. Mesmo assim quando se planeja e se executa um crime dando chances de defesa para a vítima o pecado ainda será de menor grau que a traição. A traição como maior pecado receberá sempre a punição máxima.

No paredão de Fran, Cássio e Vagner encontram-se na Selva do BBB, e estão tão confusos que talvez não encontrem uma saída para seu jogo e acabem esbarrando com o Portal do Inferno. Os três agora estão defronte a um monte que pode significar o arrependimento de seus pecados. Encontraram-se, então, com três feras: o leão, a pantera e a loba, respectivamente.

Fran diante de seu segundo paredão, aparentemente, recua e arrepende-se de seu pecados. Encontra o leão que representa a violência. Violência que apesar de inata ela já tem consciência de suas atitudes. Sua reação muitas vezes chamadas de verdadeiras, são também atos de pura arrogância. O sofrimento não justifica rispidez e gera rejeição. Mesmo protagonizando um casal com Diego que arrebanha torcida ainda não conseguiu empatia suficiente para deixá-la longe do Portal de saída.

Cássio até por sua idade encontrou-se com a Pantera, símbolo da incontinência. A personagem dentro do Inferno demonstra toda a sua infantilidade (tema para próximos capítulos). Peca sempre tentando mostrar uma estupidez maior do que realmente tem. Em suas atitudes observa-se realmente a incontinência eliminando assim o dolo de suas ações. Os pecados que o levou ao paredão foram:


  • Contou, abestalhadamente, à Vanessa que a Fran votara nela porque a mesma teria um olhar "maligno". Impressão que afirmou concordar. Gerou conflito;
  • Fran também não gostou de saber da "fofoca" e então foi seu segundo voto;
  • O terceiro e o mais próximo da traição foi de Amanda. Cássio cometeu o pecado mortal de ter sido o único participante a demonstrar carinho e tentar uma investida amorosa com a tal planta. E com mulher não se mexe com brios.
Vagner encontrou-se no monte com a loba, que representa a fraude. Além de significar a maturidade desse participante. Nesse período, Vagner permaneceu no Vestíbulo do Inferno local onde repousam os covardes, os indecisos e aqueles que se escondem. No domingo com o retorno de Diego percebeu que poderia deixar sua máscara cair. Começou a desafiar o grupo para comprar cigarro e não peixe. Após a indicação, e crente que Cássio era seu principal oponente começou a destilar veneno para a edição. Na votação de sexta, disse assim para Diego: "já que a maioria vai votar em você eu também vou porque não mudará em nada". Contudo, porém, entretanto e todavia já afirmara que iria votar nele. Depois, na festa, criticou a Bella sobre combinação de votos a qual ele também influenciou.

Os pecadores serão julgados pelos seus erros. Se o público levasse em consideração a gradação dos crimes segundo o Inferno de Bone saíria Vagner, entretanto existe muito mais coisas entre a tela e o sofá que supõe vossa vã filosofia.

Os enigmas de justiça servirão para resolver o problema de superlotação desta Divina Comédia BBB.

Inferno
Extraído da Divina Comédia


Canto I

No meio do caminho desta vida
me vi perdido numa selva escura,
solitário, sem sol e sem saída

Ah, como armar no ar uma figura
dessa selva selvagem, dura, forte,
que, só de eu a pensar, me desfigura?

É quase tão amargo como a morte;
mas para expor o bem que eu encontrei,
outros dados darei da minha sorte.

Não me recordo ao certo como entrei,
tomado de uma sonolência estranha,
quando a vera vereda abandonei.

Sei que cheguei ao pé de uma montanha,
lá onde aquele vale se extinguia,
que me deixara em solidão tamanha,


e vi que o ombro do monte aparecia
vestido já dos raios do planeta
que a toda gente pela estrada guia

Então a angústia se calou, secreta,
lá no lago do peito onde imergira
a noite que tomou minha alma inquieta;

e como o náufrago, depois que aspira
o ar, abraçado à areia, redivivo,
vira-se ao mar e longamente mira,

o meu ânimo, ainda fugitivo,
voltou a contemplar aquele espaço
que nunca ultrapassou um homem vivo.

DANTE ALIGHIERI
Versão em português por Augusto de Campos.

Fonte: http://www.forumnow.com.br/vip/mensagens.asp?forum=47413&topico=2742078

Comentários