terça-feira, 10 de março de 2015

Duas faces da mesma moeda




Quanto vale 1,5 milhão!?



Inevitavelmente o debate sobre BBB gira em torno do jogar ou não jogar. Entretanto eu avanço algumas casas nesse tabuleiro para afirmar que essa não é a questão. O ponto fulcral é o como jogar.

Independentemente das múltiplas facetas que as personagens assumem dentro da casa (tal qual no mundo real) existem alguns valores inegociáveis. Valores que não devem permitir que traspassemos os direitos dos outros.

Realmente nosso dever começa quando o direito do outro começa. E para tanto, na minha visão embotada, a lealdade é um substantivo concreto. Se promulgares tua lealdade a alguém ou a um grupo preze por isso.

Consequentemente para a manutenção da lealdade precisa-se de coragem. Se faltar coragem teremos seu oposto escancarado: a covardia. Covardia de tomar atitudes rasteiras e conjurar contra aqueles que te apoiaram nos momentos mais difíceis e contra aqueles que dividiram sua cama e seus corpos.

Claramente a história do BBB15 é recheada de traições e de judas pegando alguém para judas. Difícil de aceitar isso. De mascarar com desculpas esfarrapadas simplesmente para não mostrar que errou. Agora! Estaria apoiando Fernando por tentar se reaproximar do seu grupo de origem e de suas afinidades (farinhas do mesmo saco) se ele levasse junto seus companheiros. Mas não foi isso! Hoje os utiliza como escudo para chegar a final.

Igualmente Rafael utiliza de artimanhas pérfidas para atingir seu objetivo de chegar a final vivendo em um mundo que só ele acredita que ninguém está vendo seus deslizes. Assim como a produção não produzirei material contra Rafael no caso deles por conveniência no meu caso por falta de estômago. Na minha escala ele conseguiu ultrapassar Andressa como o participante mais sujo da história do BBB. Ele é a personificação do Falsão e Capitão Guapo do desenho animado sem o toque de humor das personagens. Jogo reto: tudo por dinheiro e por seu umbigo.

Finalmente, Rafael e Fernando  nesse volutabro que se tornou o BBB15 são faces da mesma moeda tal qual a desonestidade e a covardia.

Os dois estão camuflados assim como coelhos entre aves de rapina.

E para você quanto vale 1,5 milhão de reais?

"Em nosso tempo, aprendemos a submeter a amizade àquilo que chamamos de convicções. E até mesmo com o orgulho de uma retidão moral. É preciso realmente uma grande maturidade para compreender que a opinião que nós defendemos não passa de nossa hipótese preferida, necessariamente imperfeita, provavelmente transitória, que apenas os muito obtusos podem transformar numa certeza ou numa verdade. Ao contrário da fidelidade canina e pueril a uma convicção, a fidelidade a um amigo é uma virtude, talvez a única, a última.”
Milan Kundera

Comentários