terça-feira, 13 de outubro de 2015

A voz dos Zumbis







Ontem começou a 6ª temporada de "The Walking Dead" e comecei a acompanhar, completamente, o The Voice americano.

Alguns amigos me perguntaram como analisei a Premiere do TWD e eu respondi que eu não gostava de analisar séries de zumbis. Já me basta as redes sociais com seus "walking deads" de plantão.

Os haters de redes sociais são, hoje, os zumbis do mundo real querendo morder tudo que aparece pela frente. Seres que um dia realmente tiveram cérebro mas que, hoje, o ódio consumiu tudo deixando apenas o tronco cerebral. Tronco que cega o suficiente para torná-los apenas inocentes úteis.

Será que na série, realmente, os zumbis são apenas inocentes úteis em prol de uma casta de beneméritos da sociedade mundial? Como entender os escrúpulos de "blacks blocks"? Como perceber que ultrapassamos a linha do racional e estamos vivendo uma cega paixão por um ódio que nos alimenta? A quem você beneficia com essa atitude? Quem será o próximo paladino da moral e bons costumes que conduzirá esses milhões de zumbis para a destruição generalizada?

O episódio trouxe artifícios de flashback interessantes. A equipe usou tons de cinza para descrever o passado e colorido para o presente. Que tal fazermos isso também? Sr. Zumbi pare um pouquinho e pense (difícil, né!) como você era há 10 anos. Acelere! Como você era há dois meses? Qual a "hashtag" eu você apoiou? Qual a panela que você bateu?

Nesse momento a sua cabeça deve ter ficado a mil. Nesse momento já estou sendo chamado de coxinha ou pão com mortadela. Não me interessa! Fritei seu cérebro! E agora estou comendo com farinha, bró! Quem dera pudesse, simplesmente, enfiar uma faca em seu crânio e te livrar dessa maldição que te aflige (analogia ao filme...sem incitação de violência), miolo mole.

O que estou assistindo de camarote é o ser humano em estado mais torpe...seus (in)escrúpulos selvagens não tem limites. O politicamente correto só é correto até o limite que você não percebe tão incorreto, intransigente, intolerante, animalesco, preconceituoso, partidário e político você está sendo.

Tire o véu de suas alcunhas e pare de se esconder atrás de muralhas e linhas defensivas, conheça o mundo e enfrente suas mazelas. Pare de "encaneirar" como zumbis em busca de carne humana para saciar mudando de rumo a qualquer "flare" ou barulho que veja ou escute.

Fuja de você mesmo...seu monstro interno está consumindo você! Quanto tempo te consome o ódio?

E para dizer a verdade emocionado fico com as histórias de superação no The Voice americano, que são tão piegas quanto às do brasileiro, que mostra que ainda temos uma luz no final do túnel. Acredite! a seleção não irá vencer a Venezuela para o seu deleite, o dólar chegará a 100 reais, sua empresa quebrará por culpa do governo, você contratará uma consultoria para descobrir qual o problema da sua empresa. O consultor vai te mostrar um espelho e ficarás sem entender.

No espelho verás a imagem da sua cegueira de ódio e só...mas poderá culpar a corrupção...

Quem nunca assistiu não saberá que sou uma espécie de Glenn e Morgan. Pessoas que o Rick deixou de ser com o escudo de defender a sua família. A pena de morte só é justa quando não afeta você. Você tem a justificativa para suas ações. Como Carol teve em episódios anteriores, e agora mantém oculto sob uma imagem de candura. Candura desvendada por Morgan e aceita por Daryl. Personagem que já deveria ter sido morto por ser mau. Mas o mal nele não repousa. Quão paradoxal pode ser um seriado que  desvela seu íntimo ao mesmo tempo que o ilude com a sua inocência.

Quão difícil é perdoar? (diria Glenn para Tara) Quão difícil é viver em sociedade? Que tal uma totalitária ditadura? Eu prefiro a ditadura, mas quando não se consegue tem-se outros viagras para sustentar suas idiossincrasias.

Cara, por esse motivo não comento The Walking Dead...o seriado desperta o que há de mais obscuro em mim...o lado que escondo a 7 chaves... mas que aflora passionalmente quando penso que estamos em guerra contra moinhos de vento sem um Sancho Pança para corrigir nossas trapalhadas.

THE GAME MUST GO ON!!!

PS.: Não precisa procurar um Psicólogo ou Psiquiatra depois que terminar esse post. Loucura é ponto de vista! Depende do seu, não do meu! Loucura é acreditar que existe realmente verdade. E pior ainda, pensar que a verdade é compositiva e não reflexiva. No momento que percebermos que somos apenas pó e entenderemos que a sua mentira verdadeira nunca foi absolutamente verdade falsa.  

Comentários