segunda-feira, 27 de outubro de 2014

CURRAL ELEITORAL OU ESTÁBULO REACIONÁRIO





A eleição acabou!
O sopro da bomba atômica parece ter passado mas o envenenamento radioativo é persistente.
Os "analistas" da mídia realizam a autopsia do pleito com a profundidade de um corte de pele na linha alva. E a conclusão mais aceita é a alta correlação entre o programa bolsa família e a votação do PT. Isso já é o bastante para justificar a tese do Curral eleitoral.

A tese de que voto de cabresto voltou ao Nordeste em um coronelismo hoje capitaneado pelo PT. Tese montada em uma premissa falaciosa. Quem propaga esses argumentos esta preso em um estábulo reacionário e dificilmente saiu de seus escritórios refrigerados e conheceu a realidade do interior nordestino. Nunca ouviu falar de cisternas de placa, projetos mandala, microcrédito, plano safra, projeto São José e "n" programas voltados para agricultura familiar. Ou talvez conheça mas não visitou o interior do nordeste há uma década e meia atrás para distribuir água ou alimentos para essa população.

Água gelada era artigo de luxo porque ninguém tinha acesso a geladeira. Mas isso é muito menos importante que o nível de escolaridade dos filhos do nordeste. Os CENTECs, IFCEs, UFs e até faculdades particulares através de um ENEM e um ProUni aproximaram esses "grotões" do ensino superior.



Do ponto de vista da saúde um passo foi dado com as UPAs em parceria com os municípios, que no Ceará o Estado assumiu, para o atendimento básico. Um grande erro foi a forma como foi implantado o Mais Médicos. Não se pode comunicar que a solução da saúde pública é contratação de profissionais quando o problema estrutural é grave. Entretanto algo precisava ser feito emergencialmente para estancar a falta de cuidados mínimos paliativos de saúde.

Enquanto isso a estratégia de marketing do PSDB acreditou que o eleitor nordestino era realmente desinformado e montou sua campanha baseada no combate a corrupção e o uso da imagem de formadores de opinião. Infelizmente não existem paladinos no PSDB e isso é claro e evidente. E tampouco Neymares, Adrianes Galisteu, Hulks e Angélicas representam o Brasil que deu certo para eles.

Essa miopia de quem se encastelou em um estábulo reacionário contra o bolsa família e alimentando um ódio compulsivo contra "nosso povo nordestino" permitiu que o Nordeste neutralizasse a "nobreza intelectual, cultural e financeira" de São Paulo. Assim, nós garantimos que os mineiros salvassem o País de seu filho mais ilustre.

Referendamos um país que está dando certo e não a corrupção crônica desse Brasil. Para isso precisaríamos de uma "terceira via" que não, necessariamente, é executiva e sim legislativa.

E posso garantir que a eleição, principalmente em Pernambuco, mostrou que os currais eleitorais não existem mais. O que está patente é a expansão de um estábulo reacionário.

Todos Juntos

Chico Buarque

Uma gata, o que é que tem?
- As unhas
E a galinha, o que é que tem?
- O bico
Dito assim, parece até ridículo
Um bicinho se assanhar
E o jumento, o que é que tem?
- As patas
E o cachorro, o que é que tem?
- Os dentes
Ponha tudo junto e de repente
Vamos ver no que é que dá
Junte um bico com dez unhas
Quatro patas, trinta dentes
E o valente dos valentes
Ainda vai te respeitar
Todos juntos somos fortes
Somos flecha e somos arco
Todos nós no mesmo barco
Não há nada pra temer
- ao meu lado há um amigo
Que é preciso proteger
Todos juntos somos fortes
Não há nada pra temer
Uma gata, o que é que é?
- Esperta
E o jumento, o que é que é?
- Paciente
Não é grande coisa realmente
Prum bichinho se assanhar
E o cachorro, o que é que é?
- Leal
E a galinha, o que é que é?
- Teimosa
Não parece mesmo grande coisa
Vamos ver no que é que dá
Esperteza, Paciência
Lealdade, Teimosia
E mais dia menos dia
A lei da selva vai mudar
Todos juntos somos fortes
Somos flecha e somos arco
Todos nós no mesmo barco
Não há nada pra temer
- Ao meu lado há um amigo
Que é preciso proteger
Todos juntos somos fortes
Não há nada pra temer
E no mundo dizem que são tantos
Saltimbancos como somos nós



Comentários