sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Uma sinfonia cerebral no BBB


Quem é Mozart e quem é Bethoven?
Digam o que disserem, ninguém poderá negar que este é, sim, um BBB diferente! Aleluia! Se é ruim, se é bom, já não importa! Só o fato de ser diferente já é estimulante. E o que, precisamente, determina essa diferença em relação às outras edições? A presença de Adrilles e de Marco! Eu poderia ter dito “a participação” de ambos, mas eles não estão simplesmente participando de um reality show: estão marcando presença!


São muito diferentes um do outro: um teólogo, que é também campeão de poker, e um poeta ateu, com plena consciência de sua falta de atributos físicos, a meu ver amplamente compensada por sua riqueza cultural.

Marco tem fala mansa e suave. Mesmo quando contrariado, ou até irado, não altera o tom de voz; endurece-lhe o olhar! Tem um incrível poder de persuasão e a capacidade de transitar entre oponentes e aliados com igual desenvoltura, acalmando aqui, aconselhando ali, doutrinando acolá. Como numa mesa de poker,  mantém os adversários bem à vista, estudando-os atentamente, esperando por um gesto que denuncie seus jogos. E muitos, quase que hipnotizados por seu olhar, acabam revelando que, apesar da aposta alta e acintosa, têm nas mãos somente um mísero par. Sabe com quem pode tecer alianças, mas não desafia diretamente os oponentes. Eu o vejo como um cardeal em plena campanha eleitoral para o papado! Marco é um político: analisa, prescruta e desconfia!

Adrilles é emoção pura! Jamais seria campeão de poker! Atabalhoado, poderia deixar as cartas caírem e qualquer blefe seu seria um fiasco! De político, tal qual vemos hoje em dia, não tem qualquer característica. Apesar de sua inegável superioridade cultural, não usa de prepotência ou arrogância no trato com os demais; enxerga em todos a fragilidade do ser humano que erra e acerta, que pode se redimir e redefinir seus caminhos. Adrilles é um sonhador: sente, se enternerce e confia!
A profundidade da amizade de ambos ficou demonstrada quando Bial decretou a saída de Douglas. O jogador frio chorou como criança e o poeta reconheceu no outro a força que lhe falta!

Ontem à tarde, conversando sobre um tema tão delicado quanto polêmico, com a contribuição de Marisa e, em menor grau, de Fernando, Marco e Adrilles mostraram o quanto pode ser produtivo um debate intelectual em que opiniões opostas possam ser entendidas e respeitadas. Assisti, embevecida, por horas, um programa de TV que estimulou minha inteligência!

Ganhamos o que queríamos! Esse é, sim, um BBB diferente, ainda que, ao final, haja grande probabilidade do prêmio vir a cair no colo sarado de Fernando!

POST: Ivy S

Comentários