terça-feira, 17 de março de 2015

Homem de Lata

Jack Haley


Hoje será eliminado o homem de lata.



Os dois irmãos Cézar Chopper e Rafa Whisky eram lenhadores e uma macumba posta pela Bruxa TaTa do Leste que queria impedir o casamento de suas lacaias Nimmie e Ammie com os rapazes.

Os dois foram separados e um foi para a roça e outro para cidade jogar futebol. Ambos sofreram acidentes perdendo seguidos pedaços do corpo,os quais eram substituídos por lata. Até que em um golpe de machado e uma bolada do Roberto Carlos nossos heróis perderam seus corações.

Os dois caíram em uma seducente desgraça e abestinadamente desistiram de viver. Os garotos criaram uma carapaça rígida que os protegia do mundo. Aparentemente são duros como pedra e resistentes às intempéries da natureza. A indolência esconde a fragilidade e a falta de auto-estima.

Os dois são frutos da mesma árvore. A falta de coração permite que em devaneios de sabedoria tratem o outro como simples massa de manobra. Descartar um amigo é necessário mas não suficiente para que encontrem seu sucesso. Ensimesmados em um mundo longe de Oz esquecem que amizade pressupõe uma aliança e vice-versa.

Os dois permanecem com um único pedaço de carne no corpo: o umbigo. São capazes de atos de bravuras e demonstração de sentimento em um instante, e no seguinte sangrar um companheiro enquanto beija seu cangote. A falta de uma linha entre o cérebro e o coração garante que sua boca fale aquilo que a mão nunca escreverá.

Os dois conseguem apresentar momentos cativantes. Geralmente acontecem quando estão sozinhos ou cozinhando ou malhando. O culto ao corpo é outra característica que os une pela determinação de treinar faça chuva ou faça sol.

Os dois são pérfidos, ladinos e extremamente perspicazes. Mas a grande diferença reside não no que fazem mas o que mostram. Não o que eles mostram mas aquilo que vai ao ar pelas lentes de Oz. Do feio se mostra o mais bonito e do bonito se mostra o mais feio.

Os dois não merecem nada. Ambos sórdidos e sorrateiros lobos em pele de cordeiro. Abdicam do maior valor do ser humano: a lealdade. Acobertaram o roubo de pão dos necessitados e depois crucificaram o autor como se cúmplices não fossem.

Os dois caminham sobre os tijolos de ouro em busca de seu coração perdido. Não conseguem seguir com uma amizade pura e verdadeira com MarizDorothy nem com o espantalho ao tentar encontrar o Mágico de Oz. O mágico devolveria os corações de Cézar e Rafa.

Os dois não podem sair ao mesmo tempo mas merecem o que gato enterra. Entretanto nesse momento vem buscar seu prêmio aqui, garoto. Vem voar de asa delta e fugir da aeromoça.

VEM PARA CÁ RAFAEL! PEGA O CORAÇÃO DE VOLTA, MENINO!

PS: Adaptaçãozinhazinha do clássico de L. Frank Baum - O Maravilhoso Mágico de Oz (1900).

PS2: Hoje é a virada do jogo para o Fernando.

PS3: Não é o video game mas bem que poderia dá um "fatality" nesse Cézar ardiloso.

Comentários