domingo, 14 de fevereiro de 2016

Uma criatura dócil







Além da semelhança física com Dostoiévsk (lá vem o Leão metido) a conversa de nosso herói da introspecção, Tamiel, nos brinda com uma profunda reflexão sobre a natureza humana.

- AFF! Se duvidar esse Leão está apaixonado pela juba do agrônomo

Em um pólo temos Ana Paula com sua necessidade de impor suas ideias de menina mimada (não importa sua vida aqui fora) com achaque e troça no outro temos nosso Tamiévsk contando uma história de submissão.

Submissão não necessariamente a Daniel mas à vida no BBB. Tami esconde sua cultura na máscara do estereótipo de roqueiro. Máscara que provoca, dito por ele mesmo, o "bullying" e o preconceito em toda a sua trajetória de vida. Talvez, arrisco dizer, preconceito que gerou a imediata antipatia de D. Geralda.

Em "Uma criatura dócil" de Dostoiévsk a submissão de uma mulher ao julgo de seu marido apresenta uma contraditória narrativa considerando os aspectos psicológicos sobre o suicídio desta. Do livro extraio o seguinte trecho:
[…] as pessoas boas e submissas não resistem muito e, ainda que não sejam muito expansivas, não sabem esquivar uma conversa: respondem com sobriedade, mas respondem, e quanto mais avança o diálogo,  mais coisas dizem; basta não cansá- los, se você quer conseguir algo.
E no BBB esse ano Tamiévsk, como criatura dócil, ainda tem muito para avançar em seu diálogo com o público e mostrar outras facetas que permanecem adormecidas. Hoje, quando acuado mostrou que pode também ter reações "Aníquas"(neologismo de iníqua) e demonstrou sua liderança carismática, sem precisar coagir ninguém.

O BBB16 está parecendo a história de Dostoyévsk contada em O Jogador. Ana seria Paulina e Ivanovitch, Ronan. Tudo começa quando Paulina põe seu escravo que ama e odeia para jogar roleta. As personagens perdem a fortuna e enlouquecem. No final Ivanovitch tem que decidir gastar sua última moeda com comida ou com a roleta. O que Ronan escolheria?

Será que na verdade Ronan é na verdade Ronaniskov (Raskólnikov) de Crime e Castigo

(Leão...endoidou de vez? O que tem isso com Tamiel?)

Essa conversa que não tem nada de filosofia de boteco significa apenas que Ronan está neste paredão entre a cruz e a espada e seu lance pode definir seu futuro. Será que Tamiel é sua última moeda? Será que sua aliança com Ana é de cristal?

Realmente não tenho respostas. Hoje prefiro dizer que Tamiel pode surpreender nesse jogo e tornar-se o ponto de fratura dessa aliança Munik - Ana - Ronan.

( Leão por que não escreveu o nome completo do Tamiévsky que eu inventei?)

THE GAME MUST GO ON!!!!




Comentários