segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Dia do Compositor Brasileiro


Hoje meus ouvidos foram invadidos por Anitta cantando na "boquinha da garrafa" e Michel Teló imitando a "dança do vampiro". Ufa! Acordei! Era um sonho, ou melhor, um pesadelo incomensurável.

Para desintoxicar fui ao meu esconderijo e ouvi algo diferente: Villa-Lobos e suas Brachianas. Enternecido fiquei com a melodia e a poesia de Ruth Valadares:


"Tarde uma nuvem rósea lenta e transparente.
Sobre o espaço, sonhadora e bela!
Surge no infinito a lua docemente,
Enfeitando a tarde, qual meiga donzela
Que se apresta e a linda sonhadoramente,
Em anseios d'alma para ficar bela
Grita ao céu e a terra toda a Natureza!
Cala a passarada aos seus tristes queixumes
E reflete o mar toda a sua riqueza...
Suave a luz da lua desperta agora
A cruel saudade que ri e chora!
Tarde uma nuvem rósea lenta e transparente
Sobre o espaço, sonhadora e bela!"

Meus olhos foram invadidos pelo mais doce frescor da primavera. Um transbordar de flores e matizes enebriantes, desabrochando em um cascata de cores, ritmadas pelo brilho matinal do sol. O céu azul distinguia uma revoada de pássaros que cantarolavam uma canção que homenageava a vida com música de verdade:



Já sei que tens um novo amor

Não vá depois se arrepender 

A maré que enche e vasa
Deixa a praia descoberta
Vai-se um amor e vem outro
Nunca vi coisa tão certa
- Ciume te mata
Adeus, ó mulata...
Agora vá sua vida como você quer
Porém, não se surpreenda se uma outra mulher
Nascer de mim como um deserto em Flor.


Quando acreditei que tudo era um fato consumado
Veio a foice e jogou-te longe
Longe do meu lado
Foi você que quis ir embora
Agora volta arrependida e chora
Insisto em disfarçar esta saudade 
Sorrindo com vontade de chorar
O meu canário já não canta, com certeza se desgostou
Piu-piu, piu-piu, piu-piu,
Canta meu canarinho, para amenizar a minha dor

Hoje eu tenho apenas
Uma pedra no meu peito
Exijo respeito
Não sou mais um sonhador
Chego a mudar de calçada
Quando aparece uma flor
E dou risada do grande amor
Mentira

Eita, Passarinhada! Noel Rosa, Pixinguinha, Lamartine Babo, Vinícius de Moraes são os grandes pássaros do Oráculo. Acompanhando o bando escutava-se, também, Renato Russo, Cazuza, Roberto Carlos e Marisa Monte. Enquanto isso impassível em um galho recitava a "Majestade o Sabiá", Chico Buarque, o nome de seus nobres companheiros: Tom Jobim, Caetano Veloso... (ESSA LISTA VOCÊS COMPLETAM).

Agora acordo feliz para comemorar o
 DIA DO COMPOSITOR BRASILEIRO!!!!

Comentários