sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Atropa BELLAdona



Atropa belladona é uma planta semiarbustiva (baixa), não encontrada no Brasil e pouco tolerante à exposição direta à radiação solar. Em Pernambuco, a produção do BBB encontrou uma espécime exótica dessa planta.

O nome científico é composto do vocábulo italiano belladona (bela mulher), visto que, seu extrato era utilizado como cosmético para dilatação das pupilas e por Atropos da mitologia grega. Atropos era a mais velha das três Moiras, com fama de "infléxivel" e responsável por cortar o FIO da vida na RODA da fortuna.

Belladona é uma das plantas mais tóxicas conhecidas. Dentro do BBB 14, sua toxicidade já foi experimentada pelos "brothers" Cássio e Júnior. Assim como na mitologia, pode ter determinado o destino do marmanjos.

Cássio teve o primeiro contato com o alcalóide no segundo dia do programa, com uma discussão sobre a necessidade de se experimentar, para se tomar posição.

Um desafortunado Júnior enfrentou o gosto amargo do veneno em um entreveiro sobre machismo. Assim como um amigo nosso, cuja lenda deu origem a Goku, comentou a discussão sobre o tema é secundário quando observamos a atitude ditatorial da interlocutora.

A inflexibilidade e a certeza que sua verdade é absoluta transforma a participante Bella realmente em uma personagem muito tóxica. Em contrapartida, assim como a planta verdadeira pode originar medicamentos, ela pode ser o remédio perfeito para combater o "mal de Parkinson" que se alastra entre os passageiros dessa "nave louca" do Bial.

Analisando (sem julgar) friamente, Bela tenta, de forma atabalhoada, levantar bandeiras em temas controversos. Como estratégia de jogo é muito arriscado, porque está fincando raízes em areia movediça e não possui carisma suficiente (pelo menos até agora) que sustente seu caule tortuoso. A agressividade da personagem potencializada por seu vocabulário chulo funciona como filtro para o que tentar comunicar.

Será que mais alguém vê ou escuta o que ela diz? Será que ela está ouvindo vozes a chamando para fora do programa? Pressinto murmúrios.

É uma participante que foge do estereótipo acrítico e demonstra não ter medo de expor a sua opinião. Os assuntos que aborda são polêmicos devido à uma sociedade machista e atrasada. Bella poderá promover debates interessantes e inéditos no programa e, se conseguir abstrair os comentários sem fundamentos de seus ouvintes, poderá se acalmar para, pausadamente, expor o seu ponto de vista.

Se conseguir equilibrar o que pensa e o que diz é uma grande candidata ao prêmio.

Parece que não conseguiu equilíbrio e entra em um paredão difícil com Fran e Diego.

A dançarina foi abençoada por Ariano Suassuna quando disse que ele era o maior escritor pernambucano, apesar de, na realidade, ser paraibano.

Tipo, a menina é quente nas paradas!




Noturno

Ariano Suassuna



Têm para mim Chamados de outro mundo

as Noites perigosas e queimadas,

quando a Lua aparece mais vermelha

São turvos sonhos, Mágoas proibidas,

são Ouropéis antigos e fantasmas
que, nesse Mundo vivo e mais ardente
consumam tudo o que desejo Aqui.



Será que mais Alguém vê e escuta?



Sinto o roçar das asas Amarelas

e escuto essas Canções encantatórias

que tento, em vão, de mim desapossar.



Diluídos na velha Luz da lua,

a Quem dirigem seus terríveis cantos?



Pressinto um murmuroso esvoejar:

passaram-me por cima da cabeça

e, como um Halo escuso, te envolveram.

Eis-te no fogo, como um Fruto ardente,
a ventania me agitando em torno
esse cheiro que sai de teus cabelos.



Que vale a natureza sem teus Olhos,

ó Aquela por quem meu Sangue pulsa?



Da terra sai um cheiro bom de vida

e nossos pés a Ela estão ligados.

Deixa que teu cabelo, solto ao vento,

abrase fundamente as minhas mão...


Mas, não: a luz Escura inda te envolve,

o vento encrespa as Águas dos dois rios

e continua a ronda, o Som do fogo.



Ó meu amor, por que te ligo à Morte?




Comentários