domingo, 23 de fevereiro de 2014

Ludicidade




Em um mar de amargura, dissimulação e recalque; "quando tudo está machucando meu coração e acho que não tenho mais força para continuar; eis que surge tua doce presença"; a doce presença, do lúdico.

A sensibilidade do ogro, ou a falta dela, se expressa em suas atitudes diárias. Na grosseria da fala, na rudeza dos gestos ou na sinceridade burra. Cada movimento tosco é tomado como uma falta grave e digna de condenação. O que pode ser usado para justificar tal caráter ou, pelo menos, explicar?

Essa pergunta nos empurra para um abismo sem fim. Como comentarista de uma novela "real" caímos na armadilha de definir o que é certo e errado dentro de nossa visão de mundo. Mais uma vez, nossa visão de mundo, nossa ínfima, infinitesimal visão de mundo.

Assim como os participantes do programa, nós, os comentaristas buscamos subsídios para justificar nossas escolhas e, "principalmente", rechaçar os preferidos de outrem. Observa-se a formação de grupos que utilizam marcas ou símbolos para se distinguirem da maioria e, invariavelmente, subjugar seus "opositores".

Pronto! Instala-se uma guerra em que as doninhas de plantão se aproveitam para defenestrar aqueles que encontram no BBB um entretenimento sazonal que é utilizado como expiação do pecado de trabalhar como "workaholic" o restante dos 365 dias do ano.

Sim!? Tudo bem! E daí? Coelho doido viajou na maionese o que tem o ogro?

Na verdade...não é o ogro...são os ogros! Diego, Cássio e Roni.

Cássio entrou no programa sob a sombra inexpugnável de suas imbecis postagens em redes sociais. O garoto chegou estigmatizado de preconceituoso e outros adjetivos que o valham. Não é um santo, mas desconstruiu, no último mês, qualquer traço de preconceito que pudesse fazer parte de sua fantasia. Fantasia que veste para se defender dos ataques que recebe dentro da casa, e que afirma receber aqui fora. É uma casca de proteção, uma carapaça de espinhos para esconder suas fragilidades.

Roni esse é um caso perdido na casa. Eu pergunto: por quê? Porque é grosseiro com sua namorada. Grosseiro porque deprecia sua namorada. Mas Cássio faz a mesma coisa com a Poli e nem namoram. cabe uma reflexão! O universo das agências de modelo, Roni aparentemente se destaca como uma liderança. Uma pessoa responsável em um meio envolto por profissionais de pouco compromisso (palavras dele). Desta forma, assume a função de síndico para garantir o sucesso de sua agência.

Outro detalhe importante é que Roni convive com homens e mulheres e não diferencia mais essa relação. As brincadeiras depreciativas (isso! brincadeiras) são fruto de exaustiva convivência nesse ambiente. Tanto que esse negócio de chamar de gorda e apontar celulite é "zoação" de melhores amigas

Sobre Diego: Bial já resumiu no discurso de eliminação da Letícia sua defesa. Penso que da mesma forma que as virtudes podem ser exaltadas os defeitos também. Entretanto, a esperança de um novo futuro é um estímulo para aqueles que precisam de apoio.

Diego, hoje, mostrou que o lúdico ainda existe. A pipa que construiu representou muito mais que uma diversão. Mostrou que nossa imaginação ainda está aí para nos ajudar a sorrir. E o sorriso permite que entendamos as diferenças.

O diferente não é o errado! É apenas diferente! E não justifica o "disse me disse" que se instalou no BBB14.

Vamos empinar a pipa também?
Disse me disse
Noel Rosa

Você me disse que a vizinha disse,
que eu sempre disse que você é louca

E essa vizinha que só faz trancinha
de falar sozinha, vive sempre rouca

Eu tenho pena dessa infeliz
que sem motivos diz, que eu seria capaz
de sustentar aquilo que você não disse
deixa de tolice
não leva e tráz.

Eu encontrei alguém que garantisse
que a vizinha disse
que eu falei demais
e esse alguém que fala mal de todo mundo
creio que no fundo
não é mal rapaz

Que bom seria se eu face a face
eu te declarasse que a vizinha rouca
Que ela deve se chamar língua de trapo
quando bate papo, quando bate boca

Link: http://www.vagalume.com.br/noel-rosa/disse-me-disse.html#ixzz2u70lcRIs




Comentários